Me entusiasmei com o convite de colaborar para o BPS Notícias como articulista. É um prazer dividir, em um espaço qualificado como este, análises e comentários sobre Porto Seguro.
Já o tinha feito esporadicamente no Jornal do Sol, veículo de qualidade que resiste bravamente à aridez do cenário local. A partir de agora, passo a colaborar aqui, neste espaço com viés definitivamente progressista.
Este, inclusive, é o fator que mais me entusiasma. Há jornais de diversos tipos na região. Há os jornais tipo ‘loja de conveniência’, onde a gestão da vez compra o discurso, às vezes com anúncio, às vezes com cargos, às vezes até fiado (e que, não se enganem, pode ser conduzido também pela oposição para bater até que seja comprado também).
Há os ‘cacos de vidro’, em cima do muro, chamados de isentos, que se esquivam de temas polêmicos e tentam, ao mesmo tempo, nem agradar nem desagradar.
Há ainda os sanguinolentos, que cobrem toda sorte de crimes e vivem circundando as delegacias e institutos médicos legais em busca de um furo, seja de bala ou de reportagem.
Há outros tipos ainda, que podem ficar para uma próxima coluna, quem sabe.
Mas confesso que sinto falta de um espaço qualificado de debate. Afinal, em que lugar, em todo o ecossistema de mídia da cidade ou da região, há uma reflexão sobre o orçamento público? Críticas técnicas sobre determinadas decisões? Até apontamentos de novos caminhos possíveis?
E mais: onde o campo progressista pode expor a sofrível situação desta cidade loteada, saqueada e explorada pelo capital?
Espero que seja aqui! E espero poder colaborar!
Alvíssaras! Viva o BPS Notícias!