A Associação de Revitalização da Orla Norte de Porto Seguro está convocando uma audiência pública com o objetivo de discutir e buscar soluções para os constantes alagamentos e transtornos que afetam os bairros da região. O encontro está marcado para o dia 18 de agosto, segunda-feira, às 19h, na sede da associação, localizada na Rua Mamoeiros, nº 08, Taperapuã, atrás da Arena Axé Moi.
Além da entidade organizadora, outras seis associações locais também assinam o convite à população:
- Associação dos Moradores e Vizinhos do Riacho Doce
- Associação de Moradores e Proprietário do Paraíso dos Pataxós (AMPPA)
- Associação dos Proprietários e Moradores dos Loteamentos Village I, II e III (ASPROV)
- Associação dos Proprietários do Loteamento Aldeias I e Arredores (APLATA)
- Associação Comunitária Aldeias do Mundaí (ACAM)
- Associação dos Amigos, Moradores e Proprietários do Mundaí (AAMPM)
Segundo a presidente da Associação de Revitalização da Orla Norte, Maiza Silva Moreira, a região enfrenta um sério problema de drenagem. “A bacia de drenagem urbana da Orla Norte possui cerca de 2,78 km² e 8,48 km de perímetro. É uma área muito urbanizada, com cerca de 71% da superfície impermeável, o que dificulta a absorção da água da chuva”, explicou.
Maiza destaca ainda que o principal curso d’água da área, o Rio Chamagunga, tem sofrido com obstruções causadas por construções irregulares, agravando a situação. “O rio é a única forma de escoamento das águas pluviais da região. Suas nascentes e seu curso estão sendo comprometidos, o que resulta em alagamentos frequentes em ruas e imóveis”, alertou.
Diante desse cenário, as associações esperam mobilizar moradores, comerciantes, autoridades e técnicos para debater alternativas e cobrar providências. A audiência será aberta ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (73) 99985-4267 ou email: