Comunidade do Arraial d’Ajuda planta muda de tamarindeiro histórico na Praça da Igreja

Comunidade do Arraial d'Ajuda reunida para o plantio do tamarineiro
 

A comunidade do Arraial d'Ajuda reuniu-se no último domingo, dia 18, para uma ação coletiva de cuidado e memória na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecida como Praça da Igreja. A ação foi organizada pela Verdejar d'Ajuda e pelo grupo de pesquisa Memórias do Arraial d'Ajuda.

Durante a atividade, foi plantada uma muda de tamarindo originária do mesmo tamarineiro antigo que existia no local e que caiu recentemente. Estima-se que a árvore original tivesse mais de 200 anos e era profundamente querida pela comunidade, não apenas pelo valor ambiental, mas também pelo seu significado histórico e afetivo para gerações de moradores.

O plantio contou com a presença de vários moradores antigos do distrito, como por exemplo Seu Hermes, de 91 anos, que nasceu e viveu toda a sua vida no Arraial d’Ajuda, e Fernando Azevedo, guardião das espécies nativas e morador da localidade há cerca de 50 anos.

O tamarineiro ocupava espaço central em Arraial - Foto: Antonio Kehl

Mais do que um gesto simbólico, a ação representou um ato de resistência e esperança. Para os participantes, o novo plantio reafirma que, mesmo diante da devastação ambiental crescente provocada pelo avanço desordenado e predatório do mercado imobiliário, a comunidade segue mobilizada para proteger sua história, suas árvores e o território que dá identidade ao Arraial d’Ajuda.

Você também pode gostar de: