O diretor da APLB Sindicato - Delegacia Costa do Descobrimento, Deusdete Viana, concedeu entrevista à rádio Nativa FM, denunciando o cenário de perseguição e abandono da educação no município de Porto Seguro. Segundo ele, a atual gestão municipal acumula três greves por conta do total desrespeito aos profissionais da educação, aos estudantes, às famílias e à sociedade como um todo.
Deusdete criticou a postura do prefeito Jânio Natal e do secretário de Educação, Luiz Fernando, que, recentemente, realizaram uma reunião “meramente performática”, repleta de promessas vazias e sem compromisso real com a valorização dos trabalhadores e melhorias estruturais nas escolas. Tanto que o município não repassou a cota dos juros do FUNDEB para os profissionais da educação, valor bem maior que o bonus anunciado pela melhoria alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)., fruto do esforço da classe, apesar da falta de apoio da gestão.
O diretor sindical revelou que o município gastou R$ 5 milhões na compra de aparelhos de ar-condicionado, mas sem qualquer planejamento prévio para instalação. “As escolas não foram preparadas, e muitos diretores estão tendo que tirar do próprio bolso para conseguir instalar os equipamentos”, afirmou.
Outro ponto grave citado foi o baixo salário das cuidadoras e cuidadores de alunos com deficiência, que recebem apenas um salário mínimo, valor muito abaixo em relação à importância e responsabilidade da função, o que tem levado muitos a desistirem do trabalho. “É uma desvalorização total desse serviço fundamental para a inclusão”, disse.
Ele também denunciou a perseguição a alguns professores por questões políticas, com descontos ilegais nos salários durante dez meses. A Justiça determinou a restituição integral dos valores, além de aplicar multa de R$ 18 mil ao município na esfera eleitoral.
Destacou que mesmo diante da falta de diálogo e valorização da gentão municipal, toda a classe trabalhadora segue unida na luta pela melhoria da educação na cidade. Inclusive, o professor aproveitou para convidar a população para XVI Congresso de Educação de Porto Seguro, dias 15, 16 e 17 de setembro de 2025, no IFBA.