Festival Viva Luiz movimenta a Cidade Histórica neste final de semana com forró, cultura e solidariedade

Começa nesta sexta-feira, dia 14, e segue até domingo, dia 16, o Festival Viva Luiz, que transforma a Cidade Histórica de Porto Seguro em um grande palco de celebração à cultura nordestina. Com muito forró, xote e baião, o evento reunirá 18 atrações de diferentes estados do país, entre elas Chambinho do Acordeon — intérprete de Luiz Gonzaga no cinema —, Tiziu do Araripe, Bernadete França, Coisa de Zé, Cacimba Barrenta e Quarteto Pé de Cabra, entre outros artistas que reverenciam a obra e o legado do Rei do Baião.

Além dos shows, o público poderá vivenciar uma experiência imersiva com a vila gastronômica, feira de artesanato e espaço para crianças, integrando tradição, convivência, sustentabilidade e lazer para todas as idades. A entrada é de 2 kg de alimentos não perecíveis ou R$ 20, para doação à instituições de caridade.

A iniciativa reforça a importância dos festivais culturais como ferramentas de valorização da memória, do turismo e da economia criativa. Em um cenário de escassez de políticas públicas consistentes para o setor cultural, eventos como o Viva Luiz demonstram que a mobilização comunitária e o reconhecimento das raízes regionais seguem como caminhos essenciais para fortalecer a identidade e ampliar o acesso da população às manifestações artísticas.

Você também pode gostar de: