Instituto Sociocultural Brasil Chama África (ISBCA) promove mais uma edição do Novembro Negro em Porto Seguro

Programação celebra o Dia da Consciência Negra com samba, feijoada, oficinas, feira de arte, debates e homenagens à cultura afro-brasileira

O Instituto Sociocultural Brasil Chama África (ISBCA) realiza mais uma edição do Novembro Negro em Porto Seguro, com uma programação diversa e voltada para o fortalecimento da identidade e da cultura afro-brasileira. As atividades acontecem nos dias 20 e 26 de novembro, em dois espaços simbólicos da cidade.

No dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, as ações serão realizadas na Cidade Histórica de Porto Seguro, das 10h às 19h, com samba ao vivo de diversos artistas, feijoada assinada por Dona Beth, oficina de turbante e tranças com Negra Jhô, além de feira de arte afro-brasileira.

Já no dia 26 de novembro, a programação se desloca para o Centro de Cultura de Porto Seguro, das 15h às 22h, com o tema “Salve o Povo de Terreiros”. O evento inclui roda de conversa com o professor doutor Ivanir Santos (RJ) e representantes de instituições em defesa do povo de santo, desfile de Moda Axé, lançamento do livro da professora Gilmara Oliveira (Mãe Gil), e o show de Nari Farias e Jorge Lemes, que interpretarão clássicos de Luiz Melodia.

Encerrando o encontro, será exibido o documentário inédito “No Coração do Brasil”, que apresenta a vida e a obra de Luiz Melodia, um dos maiores nomes da música popular brasileira.


A edição 2025 do Novembro Negro reafirma o papel de Porto Seguro como um território de resistência e celebração da herança africana. Ao reunir artistas, mestres de saberes tradicionais e pesquisadores, o ISBCA consolida sua atuação na valorização das expressões culturais afro-brasileiras e no combate ao racismo estrutural. O evento também destaca o diálogo entre tradição e contemporaneidade, reafirmando a importância da memória, da arte e da ancestralidade como instrumentos de transformação social.

Você também pode gostar de: